Você tem tempo?
Olá, eu sou Mauro Duarte da DH10 Desenvolvimento Humano.
Você já teve problemas para administrar o seu tempo e está sempre frustrado (a) por não conseguir fazer as coisas que gostaria por “falta de tempo”?
O tempo é um recurso limitado que precisa ser muito bem gerenciado. Preparamos 10 dicas para você aproveitar melhor e otimizar o seu dia a dia:
1. Reserve na sua agenda um tempo por ano, mês, dia, para planejamento.
Controle as suas atitudes e impulsos e pense de forma estruturada sobre as situações de curto, médio e longo prazo. Tenha a disciplina necessária para cumprir os seus próprios planos.
Saiba quais são as atividades que contribuem para o atingimento das suas metas e defina prioridades. Você irá precisar ter uma capacidade de análise crítica das situações para tomar ações certeiras e ordenadas.
2. Tenha metas específicas para todas as áreas da sua vida.
Defina a sua missão de vida, considerando os seus valores e crenças, pois esta atitude vai facilitar a sua tomada de decisões e fazer com que o seu tempo seja aproveitado e utilizado com aquilo que você gosta e se identifica. Para que você faça algumas coisas deixará de fazer outras. O tempo é escasso, por isso utilize o seu tempo no que é realmente importante.
3. Liste ações a serem realizadas para atingir os seus objetivos.
Você precisa responsabilizar-se pela sua vida e ter coragem para fazer o que é realmente importante.
Não tenha medo de arriscar.
Estipule prazos bem definidos e os monitore.
4. Identifique quais os recursos que você irá necessitar.
Desenvolva as competências e habilidades necessárias.
Estime os investimentos financeiros e busque alternativas.
Tenha muita atitude.
5. Execute o que planejou e não perca o foco.
Imprevistos surgirão, mas não deixe que eles o desviem dos seus objetivos. Realize os ajustes necessários e siga em frente.
6. Identifique o que é realmente prioridade.
Saber diferenciar o que é importante e urgente é muito simples. As atividades importantes são aquelas que contribuem para os resultados que desejamos. As coisas urgentes são as que têm um prazo curto para serem executadas.
7. Reflita quanto a real importância das solicitações do momento, tomando as decisões de acordo com o que você quer para a sua vida e não com o que os outros querem. Esteja sempre no controle.
Quem não tem um projeto acaba servindo apenas aos projetos de outras pessoas.
8. Busque uma melhoria contínua e não desperdice tempo.
Procure realizar as coisas com qualidade e atenção. O fato de não precisar refazer ou repetir tarefas é um ganhador incrível de tempo.
9. Lembre-se que só se vive uma vez, por isso curta ao máximo as coisas interessantes que a vida lhe proporciona.
Aproveite as oportunidades que surgem e decida em tempo hábil. Não adie decisões, por insegurança ou falta de confiança em si próprio, pois esta atitude pode resultar na perda de coisas importantes e únicas.
10. Crie indicadores e avalie periodicamente a forma como está aproveitando o seu tempo. Seja crítico e honesto consigo próprio e não terceirize o seu sucesso.
Para gerenciar bem o tempo precisamos ter bem claro o que queremos conquistar na nossa vida.
Remova obstáculos e responsabilize-se pelo seu caminho.
Foque no futuro e não no passado!
Mire na solução e jamais no problema!
É isso aí! Eu tenho certeza que com estas super dicas vai ficar muito mais fácil para você gerenciar o seu tempo. Então agora deixe o seu comentário com as suas dúvidas ou dizendo o que achou deste artigo. Clique para se inscrever no nosso blog e ver muito mais artigos como este.
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